Obesidade

Estamos em uma época onde tempo é dinheiro, por isso muitas pessoas ao invés de cozinhar compram comida em deliverys, vão a fast foods, restaurantes, a facilidade é tanta que existem diversos aplicativos para você pedir um delivery, ou pode até mesmo utilizar suas redes sociais como WhatsApp, Facebook, etc. O problema se encontra quando não há limite e acaba se tornando uma doença, a obesidade.

Algumas pessoas chegam na obesidade por comer descontroladamente, outras possuem alguma disfunção hormonal, como o hipotiroidismo, uma dificuldade de funcionamento do organismo e precisam de dietas especiais. Já outras pessoas engordam por comer demais para suprir uma falta de amor próprio, estresse, ansiedade, entre outros motivos.

Por isso, eu gostaria de falar sobre as consequências da obesidade, e isso inclui problemas sociais, psicológicos e econômicos. Podemos citar doenças cardiovasculares (como enfarte, níveis altos de colesterol LDL), doenças metabólicas (como diabetes), doenças músculo-esqueléticas (como gota, síndrome do túnel do carpo), doenças respiratórias (asma, apneia do sono obstrutiva, hipertensão pulmonar), tumores malignos, doenças gastrointestinais e hepatobiliares (como cálculo da vesícula biliar), fraqueza da parede abdominal (como hérnias), doenças genito-urinárias (infecções ou incontinência), doenças ginecológicas e obstétricas (malformação fetal, aborto). Esses são só alguns exemplos de doenças que podem ser desenvolvidas com a obesidade, ainda sim é assustador né? 

Algumas coisas simples que fazemos durante o dia, pode se tornar muito difícil para o obeso como se locomover ou até fazer a higiene íntima e como consequência adquire-se transtornos psicológicos, depressão, dificuldades de inserção na sociedade até mesmo suicídio.

Por isso, é importante destacar o quanto devemos cuidar de nós mesmos, tentar manter um equilíbrio comendo alimentos saudáveis e fazendo exercícios físicos e mentais sempre que possível, se você não sabe por onde começar e precisa de ajuda: recomendo o curso online do Dr. Barakat, uma ótima opção para mudar de hábitos.

Tabela_IMC

Uma forma de saber se você é obeso é o teste do IMC, que é calculado dividindo-se o peso pela altura elevado ao quadrado, é normal quando o resultado do IMC se encontra entre 18,5 e 24,9. Mas não espere chegar na obesidade para adquirir hábitos saudáveis, todos nós precisamos nos preocupar com nossa saúde, pois a vida vale mais do que um lanche do fast food e tratar a obesidade é dar um grande passo para melhorar a qualidade de vida e a saúde.

 Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Categorias